Curiosidades

Todo poder das rainhas

Todo poder das rainhas

Quando lemos os livros de histórias, notamos que os reis e príncipes muitas vezes ganham destaque. São eles que vão às guerras, desbravam terras e conquistam grandes reinados. Mas justamente por serem tão destemidos, muitos morriam nas batalhas, ou ficavam doentes e faleciam em seguida. Com isso, a história mudava de rumo, e as princesas e rainhas se viam, quando não havia herdeiros homens, à frente do trono.  Isso aconteceu diversas vezes e essas mulheres representam um povo e foram admiradas no mundo todo por sua força e elegância.

A Inglaterra é uma referência quando se fala de rainhas. A Rainha Elizabeth II é um exemplo disso, mas antes dela, bem antes mesmo, outras rainhas comandaram o país. A rainha Isabel I liderou a Inglaterra e a Irlanda de 1558 até a sua morte, em 1603. Seu reinado ficou conhecido por Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação do que seria o Império Britânico.

Outra rainha da Inglaterra que merece destaque é Vitória, que reinou no Reino Unido de 1837 até 1901. Vitória herdou o trono aos 18 anos. O seu reinado de 63 anos e 7 meses foi o mais longo, até a data, da história do Reino Unido, e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Foi um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido e ficou marcado pela expansão do Império Britânico.

Na Rússia, o destaque vai para a rainha Catarina II, a Grande, como era conhecida. Durante o seu reinado, que durou de 1762 a 1796, o Império Russo expandiu-se, melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou-se conhecida como uma das maiores potências europeias.

Na Áustria, a rainha Maria Teresa foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios dos Habsburgo; e a última chefe da dinastia. O seu reinado de 40 anos foi iniciado com a morte de seu pai, Carlos VI, Sacro Imperador Romano-Germânico, em outubro de 1740. Maria Teresa foi responsável por grandes reformas financeiras e educacionais, promoveu o comércio e desenvolveu a agricultura, além de reorganizar o exército austríaco, o que fortaleceu a posição internacional da Áustria.

Bem, como podemos ver, elas foram mulheres à frente do seu tempo. Mas apesar de tanta “dureza” para governar um país, será que elas não tinham um pouco de Cinderelas dentro delas? O que vocês acham?

Postar um comentário

*
*