Curiosidades

Todo vidro é um cristal?

A gente sempre ouve falar do vidro, do cristal, e daí vem uma dúvida: todo cristal é vidro e todo vidro é um cristal? Qual a diferença? De que é feito o vidro, afinal? Existe uma grande diferença entre o vidro cristal e cristal realmente.

Uma coisa é o cristal vidro, que é mais refinado e suado pra fazer taças, copos e lustres. Outra coisa é o cristal, mineral encontrado na natureza. Entre o vidro comum e o cristal a diferença é apenas o desenho da estrutura da molécula, e este possui alguns elementos a mais ou a menos.

O vidro comum é feito sabe de que? Pasmem, de areia! É feito de areia da praia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio. Já o vidro cristal, é composto de sílica e o óxido do chumbo.  O vidro só é sólido em temperatura ambiente. Mas se for aquecido a altas temperaturas, ele fica líquido!

Por fim, o cristal que encontramos na natureza nada tem a ver com o vidro cristal. Eles são compostos de substâncias puras, e seus átomos, moléculas ou íons estão dispostos de forma ordenada, padronizada. São homogêneos, com estruturas regulares e podem ser encontrados em rochas, minérios e depósitos minerais na crosta da Terra. E são reconhecidos por possuírem valores maiores e dependem de sua classificação conforme suas propriedades físicas e químicas.

2 Comentários

  1. nysse paiola
    Postado em 3 de agosto de 2016 às 9:13

    muito bom este bloguito.

    • Bloguito
      Postado em 29 de agosto de 2016 às 19:06

      OW! Que bem você você gostou! Ficamos felizes com seu comentário. Fique ligada que toda semana temos novidades.

Postar um comentário

*
*