Curiosidades

Uma casinha enfeitada e curiosa

Ele habita o universo imaginário infantil e é digno de muitas fantasias. Quem já não imaginou que um cogumelo era realmente uma casinha que abriga pequenos seres pequenininhos? Com um formato perfeito, ele está sempre presente na cidade em que vivem os Smurfs, do desenho animado, por exemplo, entre tantas outras animações e histórias em quadrinhos.

Que são lindinhos, ninguém nega, mas merecem atenção, afinal, nem sempre são inofensivos. Sendo assim, nada de pegar o que achamos por aí em jardins e outros locais, pois podem ser tóxicos e até matar. Mas calma, nem sempre ele será um problema, muitos são comestíveis e até nutritivos e estão presentes em vários pratos da culinária internacional e até na nossa mesa, como o champignon, shitake, shimeji, funghi secci, entre outros.

O cogumelo não é considerado um vegetal. É um fungo, um parasita que se alimenta dos nutrientes de outros organismos, como em troncos de árvores, ou matéria orgânica morta e se reproduz em condições terrestres úmidas. Por este motivo, eles desempenham importante papel na natureza: são decompositores de matéria orgânica morta. Estima-se que existam cerca de 4.500 tipos de cogumelos no mundo.

Muitos são cultivados em larga escala para o consumo humano, seja na culinária ou até em tratamentos medicinais. Estimulam o sistema imunológico, têm se mostrado importantes aliados no tratamento complementar de diversas doenças e são muito consumidos em forma de cápsulas, chás e tinturas.

Em geral, o cogumelo possui alto valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e superior a alguns vegetais e frutas. São ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e têm baixo teor de gordura e carboidratos. Excelente para quem faz dieta, pois tem baixo valor calórico.

Mas lembrem, só podemos consumir aqueles que temos certeza que não são venenosos. Melhor consultar um especialista para saber as características e só consumir os vendidos em feiras e supermercados ou já prontos para serem adicionados a receitas culinárias.

Postar um comentário

*
*