Dicas

Use a internet com moderação

Evitar que o seu filho use a internet é quase impossível. Ela já faz parte do dia a dia dele e não está presente apenas no computador. É só pegar o celular, o tablet e até mesmo a televisão que ele entra no mundo em rede, onde tudo está conectado. O problema é quando isso se torna um exagero.

A criança não pode adiar de fazer a tarefa de casa, por exemplo, para ficar no computador. E se ela comentar que a vida sem internet é chata é hora de uma conversa mais séria. Os pais precisam mostrar que existe um mundo muito legal do lado de fora da tela. A criança não pode ficar deprimida quando está off-line. Se isso acontecer, cuidado, ela pode está viciada no mundo virtual.

O assunto é tão sério que existe um estudo na Universidade de São Paulo (USP) sobre o tema. No site www.dependenciadeinternet.com.br, você pode entender mais sobre o problema e acessar artigos que explicam este transtorno. Vale, também, fazer o teste “Você é um dependente de internet?” para detectar se você é viciado ou não. O teste não é focado para crianças, mas se você tem filhos adolescentes, vale a pena acessar o site junto com eles.

E é bom deixar claro que a Internet é uma ferramenta importante para estudar, trabalhar e conviver, mas o uso exagerado de e-mails, salas de bate-papo, jogos e compras pode ser problemático. Então, toda atenção no que seu filho faz on-line vale a pena.

Postar um comentário

*
*