Dicas

Uso dos porquês: porque, porquê, por que ou por quê

O uso dos porquês é um dos assuntos que trazem mais dúvidas para as pessoas. Por que existe tanta forma de falar a mesma palavra? Hoje vamos aprender isso e você vai ver que não é tão difícil assim.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Isso significa que ele indica a causa ou a explicação de alguma coisa. Porque pode ser substituído por: pois; visto que; uma vez que; por causa de que.

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que interrogativo – Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por: por que motivo; por qual motivo; por que razão; por qual razão.
Por que relativo – Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por: pelo qual; pela qual; pelos quais; pelas quais; por qual; por quais.

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final. Por quê pode ser substituído por: por qual motivo; por qual razão.

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral. Porquê pode ser substituído por: o motivo; a causa; a razão.

Postar um comentário

*
*