Dicas Dicas de Leitura

Arte e Natureza em Terras Brasileiras

Num país de dimensões continentais como o nosso, a natureza se mostra em cada canto mais exuberante. Mesmo nos grandes centros, o nosso “verde e amarelo”, assim como todas as outras cores, mostram a beleza de nossas árvores, rios, mares, das mais diversas paisagens que enchem os olhos de brasileiros e estrangeiros apaixonados pela magia de nossa biosfera.

Assim como em nossas belezas naturais, o Brasil também não poupou esforços em gerar brilhantes mentes da arte. Durante séculos nossos artistas vêm retratando a beleza de nossas terras, cada um com seu olhar particular. Nos levando a uma viagem no tempo, Nereide Santa Rosa cria em “Fauna e Flora” um túnel onde podemos observar as maneiras pelas quais os nomes mais consagrados e os não tão conhecidos retrataram sua paixão pelo seu país. Pinturas, esculturas e música servem de instrumentos  para levar a beleza da Terra Brasillis a todos.

Sabendo que a arte é uma ótima aliada da literatura na hora de exaltar nossa fauna e flora, a Editora Biruta convidou o artista plástico e escritor Rubens Matuck para mostrar os principais ecossistemas brasileiros a partir de seus olhos. Os livros da série trazem relatos e informações preciosas sobre os animais e as plantas característicos de cada região, como nos dois primeiros volumes, “A Amazônia” e “A Caatinga”. Além de tudo, cada volume vem  acompanhado por um guia do viajante, dando dicas para os que querem ver de perto o que viram no livro, e com um diário de viagens mostrando as impressões dos artistas em sua própria investigação in loco. No diário, você também poderá ver de onde surgiram algumas ideias para o livro e conhecer um pouco do processo criativo do artista.

O importante é não ficar parado. Não precisamos viajar milhares de quilômetros para conhecer a fauna e flora brasileira. Ande pelo seu bairro, vá a parques e preste atenção nas plantas e nos animais de lá. Sabe o nome deles? O que fazem? Procure cada vez mais, pois o Brasil só tem a dar

 

Postar um comentário

*
*