Comemorações

Você é nerd? Tem uma data só para você!

No mês de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou do Orgulho Geek ou ainda o Dia da Toalha (25 de maio). Dizem que a data foi criada, a princípio, em alusão ao lançamento do filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança”, nos cinemas dos Estados Unidos, um grande ícone da cultura nerd.

Essa data é uma forma de enaltecer e defender o direito de uma pessoa ser nerd ou geek e uma forma de promover essa cultura, que vai muito além dos estereótipos de um indivíduo que usa óculos e é muito estudioso e inteligente. O termo nerd foi criado nos idos da década de 1950 aos representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, companhia de eletricidade do Canadá. Assim eram chamados os pesquisadores que atuavam me laboratório e passavam noites em claro em suas pesquisas. Já nos Anos 1960, era atribuído aos intelectuais e físicos.

Os nerds ou geeks são pessoas que gostam de tecnologia, quadrinhos, informática, jogos e muitas outras coisas. Geralmente era um termo usado de forma depreciativa, a pessoas que muito inteligentes e que faziam atividades solitárias e antissociais. Mas as cosias mudaram e todos tem o direito de ser o que quiserem

E o Dia da Toalha? Bom, essa data foi criada em homenagem a Douglas Adams, escritor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, falecido em 11 de maio de 2001, obra que une ficção científica e humor. O autor descreve a toalha como um item imprescindível para qualquer mochileiro espacial viajar, podendo ser usado em vários locais no espaço, como forma de sobrevivência. Com isso, virou um símbolo nerd/geek e sinônimo de bom humor. E foram membros de um fórum inspirado no livro que que decidiram fazer homenagem e criar este dia, saindo às ruas com uma toalha nos ombros e um mochila pendurada nas costas.

Postar um comentário

*
*