Curiosidades Dicas

Você sabe calcular a velocidade da luz?

No tempo que você demora para piscar o olho, a luz já percorreu uma distância enorme a uma velocidade mega rápida.

Para uma pessoa comum, isso é algo até estranho. Mas na nossa história existiram cientistas que estavam dispostos a estudar esse fenômeno. No início, os povos antigos pensavam que a luz tinha uma velocidade infinita, achando que ela poderia percorrer qualquer distância, por maior que fosse sem gastar nenhum tempo para isso.

Empédocles foi o primeiro a sugerir que a luz requeria provavelmente um tempo finito para passar entre dois pontos. Galileu foi o primeiro a propor um método para tentar medi-la. Ele bem que tentou, mas não conseguiu com os meios que tinha em mãos. Hoje todo mundo sabe que a velocidade da luz é aproximadamente 300.000 quilômetros por segundo.

O cálculo da velocidade da luz, teoricamente, é feito a partir do mesmo conceito básico que se usa para chegar até a velocidade de propagação de uma onda mecânica, ou seja, aceitando que a luz é uma onda. A diferença é que a luz não necessita de um meio material para se propagar, embora ela também se propague em meios materiais.

Ainda está complicado? Bem, não é uma coisa muito simples, mas o vídeo abaixo pode ajudar. Assista e nos conte se aprendeu direitinho.

 

Postar um comentário

*
*