Curiosidades

Você sabia que estrela do mar é um animal?

Ela é linda, chama atenção de todo mundo. Mas a estrela do mar, ao contrário do que muita gente pensa, é um animal marinho. São aproximadamente 1600 espécies que podem ter uma grande variedade de formas cores. As estrelas do mar fazem parte do grupo de animais denominados Equinodermos da classe Asteroides. Você não leu errado, é asteroide mesmo. Possuem cinco ou mais braços. Entre seus parentes mais próximos podemos citar o Ouriço do Mar, a bolacha do Mar e o Pepino mar.

E você não vai acreditar! A estrela do mar é um animal com sistema digestivo com certo grau de complexidade, possuem boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Ela também possui um sistema único que nenhum outro ser vivo do Reino Animal possui. Estamos falando do Sistema Ambulacral. Na verdade trata-se de um sistema hidrovascular que faz com que o anima se movimente. Aqueles vários “cílios” nos pés da estrela do mar se movimenta graças a este sistema. Possuem também um sistema excretor e sua respiração ocorre por meio de brânquias.

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela do mar.

E quando a gente ver uma estrela do mar pensa logo em delicadeza, não é verdade? Mas são animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

Postar um comentário

*
*