Curiosidades Dicas

Você tem memória de elefante?

Você lembra a data de aniversário de todos os seus amigos? Sabe os números das senhas da Internet, telefones de diversas pessoas e lugares? Então, com certeza, você já escutou que tem memória de elefante. Mas por que fazemos essa comparação?

É que o elefante é reconhecido pela capacitada de guardar informações. A habilidade de decorar muitas coisas é uma questão de sobrevivência. Acostumados a andar muito pela selva, o seu habitat natural, esses animais desenvolvem uma precisa memória espacial que permite recordar exatamente onde encontrar água e comida, mesmo depois de andar centenas de quilômetros. Eles são tão bons de memória que chegam a lembrar onde há mais alimento disponível em cada época do ano. Uma manada pode, por exemplo, se dirigir a uma determinada região apenas quando há frutas maduras.

Na natureza existem outros animais com uma memória semelhante ao do elefante? Sim! Estudos apontam que os golfinhos também têm uma memória muito aguçada. Os golfinhos são capazes de reconhecer um semelhante mesmo depois de 20 anos de separação. Os dados são de um estudo realizado, este ano, pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

E você, tem memória de elefante também?

Postar um comentário

*
*