Autores Dicas de Leitura

Prêmio Jabuti: o mais importante da literatura brasileira

O momento mais esperado da literatura brasileira aconteceu na última segunda-feira, dia 17. É que foram anunciados a lista dos vencedores do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação do segmento. O nome do prêmio parece meio estranho (ou até engraçado), mas tem tudo haver com literatura. O nome é uma homenagem a um personagem que habita o livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato.

Mas voltando aos resultados. Eles foram divulgados pelo Twitter da Câmara Brasileira do Livro (@CBL_oficial). Mas ainda tem suspense! Os ganhadores das categorias “Melhor Livro de Ficção” e “Melhor Livro de Não-Ficção” só terão seus vencedores revelados na cerimônia oficial de entrega, dia 30 de novembro.

Entre os ganhadores de 2011 estão:

Na categoria CAPA, quem ganhou foi João Baptista da Costa Aguiar, por Invisível, de Paul Auster, da editora Companhia das Letras.

 

 

 

 

O ILUSTRADOR DE LIVRO INFANTIL OU JUVENIL foi Silvana Rando, que fez as ilustrações do livro Gildo, da editora Brinque-Book.

 

 

 

 

Também foi da Brinque-Book o vencedor da categoria INFANTIL. André Neves ficou em primeiro lugar com o Obax.

 

 

 

 

A categoria TEORIA/CRÍTICA LITERÁRIA ficou com a Global Editora, que teve o livro Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944 premiado. A Global também recebeu o prêmio na categoria BIOGRAFIA, com o livro De Menino a Homem – de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos, do escritor Gilberto Freyre (In Memorian). São no total 29 categorias e a lista completa você pode conferir clicando AQUI.

 

 

 

 

Postar um comentário

*
*