Dicas de Leitura

Como viajar pelo espaço através da leitura?

Se a leitura já leva você para lugares nunca imagináveis, imagine quando o assunto é sistema solar, planetas, viagens espaciais! É garantia de muita diversão e a criatividade vai rolar solta dentro das cabecinhas dos pequenos leitores.

O livro A Reunião dos Planetas (Ed. Companhia das Letrinhas), de Marcelo Oliveira, é uma narrativa que passa ao leitor informações sobre astronomia, mitologia grega, política e preservação ambiental – e faz isso de um modo que conserva todas as características de uma boa história.  O enredo é original: os planetas do Sistema Solar organizam uma assembleia para debater os graves problemas que têm afetado um de seus membros, a Terra. Quem preside a reunião é Júpiter, que, à sua maneira, explica o seguinte: o que preocupa os planetas é o fato de as características da natureza terrestre serem sistematicamente alteradas, o que pode ter consequências sobre os outros integrantes do Sistema. Além de dar traços humanos a seus personagens, Marcelo Oliveira também usa a astronomia para caracterizá-los. Aprendemos, por exemplo, que à noite a temperatura em Mercúrio cai para -170 graus centígrados e o planeta congela, ou que os anéis de Saturno, dependendo da posição do planeta, refletem a luz do Sol para a maior parte do Sistema Solar. No final do livro há uma “ficha técnica” de cada personagem.

Céu Noturno – Uma introdução para crianças (Ed. Panda Books), de Michael Driscoll, os mistérios do Universo são revelados em linguagem acessível à criança e com ricas ilustrações. Conheça como funciona o nascimento e a morte das estrelas, o deslocamento dos planetas e a composição da Via Láctea, as fases da Lua, as constelações, as missões espaciais e os grandes cientistas da história. O livro traz um glossário com a explicação de termos técnicos, curiosidades sobre a origem dos nomes dos planetas, linha do tempo das descobertas espaciais e um calendário para observação dos planetas e cometas.

 

2 Comentários

  1. Roselea
    Postado em 28 de novembro de 2015 às 20:14

    Céu noturno
    Comprei pra minha filha euso com meus alunos. Recomendo! Muito bom!

    • Bloguito
      Postado em 15 de dezembro de 2015 às 15:44

      Que bom que gostou da nossa indicação. Sempre temos dicas de livros por aqui.

Postar um comentário

*
*