Dicas de Leitura

Os mistérios do universo

Muitas vezes nem damos conta, mas tudo que acontece no universo influencia no nosso dia a dia. Para descobrir mais sobre esse mundo tão distante, e ao mesmo tempo tão perto, nós temos dicas de leitura para você e seu filho.

No livro Céu Noturno – Uma introdução para crianças, de Michael Driscoll (Editora Panda Books), os mistérios do Universo são revelados em linguagem acessível à criança e com ricas ilustrações. Nele, você conhece como funciona o nascimento e a morte das estrelas, o deslocamento dos planetas e a composição da Via Láctea, as fases da Lua, as constelações, as missões espaciais e os grandes cientistas da história. O livro traz um glossário com a explicação de termos técnicos, curiosidades sobre a origem dos nomes dos planetas, linha do tempo das descobertas espaciais e um calendário para observação dos planetas e cometas. Consultoria do astrônomo Marcos Calil, do Planetário de São Paulo.

Já em Foi Assim que o Homem Descobriu como é o Universo, de Juliette Nouel-Rénier (Editora Cia das Letras), o leitor descobre que foi principalmente desde que inventou a agricultura, há cerca de 10 mil anos, que o ser humano começou a se interessar pelo movimento dos astros. Sem calendários, só era possível saber quando começar a plantar e quando colher através da observação do céu. As perguntas que os homens vêm se fazendo desde então a respeito do Universo são discutidas de forma clara e precisa neste livro, numa linguagem adequada a estudantes dos últimos anos do ensino fundamental. Ao longo das páginas, textos complementares e informações e pequenas biografias dispostas nas laterais facilitam o acompanhamento das ideias expostas no texto principal, bem como as ilustrações bem-humoradas e as inúmeras imagens. Como conselheiro científico, o livro tem a participação de Jean-Pierre Luminer, astrofísico do Observatório de Paris-Meudon e diretor de pesquisas no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França.

Postar um comentário

*
*