Curiosidades

O pôr do sol azul de Marte

Apesar de ser conhecido como o planeta vermelho, Marte tem um por do sol azul! É isso mesmo! Recentemente a NASA fez filmagens que mostram este belo fenômeno. Essa grande surpresa encantou a todos no mundo, levantando muitas questões e dúvidas sobre qual o real motivo desse fenômeno. O Sol emite um brilho azul e frio quando se põe no céu de Marte por um erro de percepção, e isso acontece justamente por causa da famosa poeira vermelha que cobre o planeta.

Para a gente entender melhor o que acontece em Marte, vamos primeiro falar porque vemos o céu azul e o sol amarelo. Aqui na Terra, as partículas da atmosfera dispersam a luz azul. Quando um raio de luz atinge essas partículas, os comprimentos de onda da cor azul são desviados do caminho e são atirados para fora, de forma aleatória. À medida que saem da atmosfera, esses comprimentos de onda atingem outras partículas no ar, e parte volta para a superfície da Terra. Por isso, quem está na superfície olha para o céu, vê a luz que está se espalhando para baixo, e diz que o céu é azul. Enquanto isso, a luz direta do Sol perdeu seu comprimento de onda da cor azul que se espalharam pelo céu. Aí sobram apenas os comprimentos de onda com cores mais quentes do espectro de luz – então quando as pessoas olham para o sol, eles dizem que ele é amarelo. Quando chega o pôr do sol, as pessoas olham para o Sol numa atmosfera que filtra mais as cores, então ele parece ficar mais vermelho, amarelo e intenso.

Em Marte a poeira vermelha na atmosfera, dispersa a luz vermelha, que são filtradas na direção do Sol, ficando apenas o brilho azul. E essa mistura de luzes que vem do Sol se concentram no céu. A cor azul é resultado da composição da atmosfera, que possui partículas finas que fazem a luz azul penetrar com mais facilidade. Por isso, o efeito é mais forte próximo ao pôr do sol, momento em que a luz percorre um caminho longo. Então quem vê o Sol vai achar que ele é azul. O universo é mesmo sensacional!

Postar um comentário

*
*