Dicas de Leitura

Dicas de leitura para as mulheres de todas as idades

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as nossas dicas de livros não poderiam ser diferentes. Vamos trazer livros que vai agradar as mulheres de todas as idades, da criança à adulta. Então confiram conosco:

Para as pequenas, onde o mundo de princesas é uma grande diversão, a nossa sugestão de livro é o livro Princesa Arabela, Mimada que Só Ela, de Mylo Freeman, da editora Ática. O que dar de presente para uma princesinha mimada que tem muito mais do que precisa? A rainha pergunta a Arabela o que ela quer ganhar de aniversário. Ora, simplesmente um elefante de verdade! Assim, os pais da pequena tirana movem mundos e fundos para atender tal capricho. Mas, por fim, o próprio “bichinho” de estimação vai ensinar a Arabela que ela não é a única pessoa do mundo cheia de vontades… Por meio de uma narrativa engraçada e levemente irônica, Mylo Freeman mostra ao pequeno leitor como o excesso de mimo e extravagâncias consumistas não são tão interessantes quanto podem parecer à primeira vista.

Para as adolescentes a nossa sugestão é o livro Coração de Tinta, de Cornelia Funke, editora Cia das Letras. O livro é um mundo mágico onde as aventuras vivem em cada página…Meggie é uma grande apreciadora de histórias e adoraria que o pai lesse em voz alta para ela. Mas ele não o faz há muitos anos, desde que a mãe desapareceu misteriosamente. O pai possui um dom especial: quando lê um livro em voz alta, as palavras ganham vida na sua boca e coisas e personagens das histórias saltam do livro para o mundo real. O pior é que quando algo salta cá para fora, alguém ou alguma coisa deste mundo entra para dentro do livro… Uma noite, quando já estava deitada, Meggie vê um estranho aproximar-se de casa e descobre que ele se chama Dedo de Pó e trata o pai pelo nome de Língua de Feitiço, e que ambos andam constantemente a fugir de um tal Capricórnio, que saíra de um livro. A partir daí, sucede-se um sem-fim de desconcertantes aventuras, mistérios e muito suspense… Cornelia Funke escreve com mestria, fazendo o leitor sentir que está dentro da história.

Em Mulheres de Coragem, a consagrada autora Ruth Rocha (editora FTD) reconta histórias de tempos antigos, em que mulheres fortes e audaciosas destoavam dos costumes da época. Isabel, em “Lenda da moça guerreira”, torna-se João, luta como um guerreiro e defende suas terras com valentia. Beatriz, em “Romancinho romanceiro…”, ousa discordar do casamento por interesse, sem amor. Sem perder o encanto feminino essas mulheres desafiam as regras que lhes foram impostas.

Postar um comentário

*
*