Curiosidades

A evolução do Telefone

Hoje todo mundo tem um telefone e anda com ele para cima e para baixo. Isso é tão comum que vemos pessoas dizendo que telefones são como parte do corpo. Mas nem sempre foi assim. Para quem nasceu nos anos 2000, isso parece ser algo bem estranho. Entretanto, ter um telefone em casa, o chamado telefone fixo, era algo muito complicado no século XX. O telefone era um patrimônio e as pessoas podiam alugar suas linhas para outras que não tinham telefone. Isso mesmo, as linhas eram alugadas!

Mas vamos lá para o começo da história. Apesar de ainda não estar muito claro, tudo pode ter começado com o italiano chamado Antonio Meucci , que registrou, em 1871, a invenção de um aparelho de transmissão de voz à distância por meio da eletricidade. Mas foi o escocês Alexander Graham Bell a pessoa considerada oficialmente como inventor do telefone.

A família de Graham Bell era especialista no trabalho de correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva. Desde de criança, como auxiliar do pai, interessou-se em estudar os aspectos da fala humana e meios de comunicação, até que, quando já adulto mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu apoio de empresários do ramo da telegrafia e começou a estudar o telégrafo harmônico. Foi exatamente através dos estudos e experimentos com esse tipo de aparelho que conseguiu desenvolver esse invento tão útil para todos nós: o telefone.

No Brasil, Marechal Cândido Rondon foi o responsável pelos avanços da telecomunicações. Ele começou implantando as linhas telegráficas que ligavam a Amazônia às linhas existentes do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Triângulo Mineiro à Amazônia. Este trabalho foi considerado o primeiro esforço de grandes proporções para a integração nacional através das comunicações. Por esse e outros benefícios que o Marechal trouxe às telecomunicações do Brasil ele é considerado o “patrono das comunicações”.

Conheça a evolução das telecomunicações através da nossa linha do tempo.

Primeiro vamos ao século XIX

1861 – Philipp Reis, professor alemão, faz as primeiras transmissões de sons musicais por meio de fios. E o telefone musical, também chamado telefone “filosófico”.

1863 – Primeiro sistema comercial de facsímile (fax) entre Lyon e Paris, por Giovanni Caselli.

1871 – O italiano Antônio Meucci, registrou o aparelho de transmissão de voz à distância por eletricidade

1875 – Alexandre Graham Bell descobre que há outro cientista, Elisha Gray está trabalhando também em um projeto para inventar o telefone. A diferença é que o trabalho de Bell está voltado para a transmissão acústica e o de Gray é voltado para a transmissão através de corrente elétrica.

1876 – Graham Bell obtém a patente nº 174.465 pela invenção do telefone, concedida no dia 7 de março, antes de Gray.

1877 – Foi instalado, no Rio de Janeiro, o primeiro telefone do país.

1878 – Hughes inventa o microfone de carvão, cujo princípio é utilizado até hoje nos telefones e Thomas Edson aperfeiçoa o receptor de voz criado por Graham Bell. Ainda neste ano é instalado, nos EUA, o primeiro telefone público.

1879 – Um decreto imperial de D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira empresa de telefonia no país. Começam a funcionar os primeiros telefones do Rio de Janeiro.

1883 – Instalada por Walter Hemsley, a primeira estação telefônica na cidade de Santos, provavelmente a primeira do Estado de São Paulo, com 75 assinantes.

1884 – Começam a funcionar comercialmente os primeiros telefones na cidade de São Paulo, por dois concessionários que se unem, fundando a Companhia Telegraphos Urbanos.

1885 – Lars Magnus Ericsson, baseado nas ideias de Anton Avén e Leonard Lundqvist, coloca em prática a utilização do monofone, isto é, o acoplamento numa só peça do fone e do bocal (auricular e transmissor), fato considerado como uma revolução industrial do telefone.

1893 – Padre Landell de Moura realiza com êxito, na cidade de São Paulo, as primeiras transmissões de sinais telegráficos e da voz humana em telefonia sem fio no mundo.

1896 – Inaugurada a Companhia Rede Telefônica Bragantina, que talvez tenha sido a maior companhia a operar em território brasileiro naquela época. Possuía 1.641 km de linhas telefônicas.
O século XX também foi cheio de momentos marcantes nas telecomunicações.

1922 – É inaugurada em 30 de abril, em Porto Alegre – RS, a primeira central telefônica automática do país, a terceira das Américas.

1958 – Início do sistema de discagem direta a distância (DDD), ligando a cidade de Santos – SP à capital do estado. Primeiro sistema deste tio da América do Sul.

1969 – O Brasil integra-se com o sistema mundial de comunicação por satélite (Intelsat).Também neste ano a Embratel inaugura os primeiros grandes troncos de micro-ondas para telefonia.

1972 – São instalados em São Paulo e no Rio de Janeiro os primeiros “orelhões” – telefones públicos nas calçadas.

1975 – O Brasil integra-se ao sistema de discagem direta internacional (DDI).

1978 – Ativada no Japão a forma de telefonia móvel celular.

1984 – Instalados pela Cetel – Companhia Estadual de Telefones do Rio de Janeiro – no Rio de Janeiro, os primeiros cabos de fibra óptica no Brasil.

1985 – Em fevereiro deste ano, o Brasil é o primeiro país da América Latina a conquistar seu lugar na órbita espacial, lançando o Brasilsat – Satélite Doméstico Brasileiro. Em junho, foi instalado o primeiro cabo de fibra óptica em São Paulo.

1990 – Inicia-se o uso da telefonia móvel no Brasil e a primeira cidade a ter o serviço foi o Rio de Janeiro.

1992 – Instalado, em junho, o primeiro telefone público a cartão em âmbito nacional, no Rio de Janeiro, por ocasião da ECO 92.

2000 – Inicia-se a forma de acesso à Internet via celular, WAP, no Brasil.

E as mudanças não param. O século XXI está cheio delas!

2003 – A Telefônica é a primeira empresa no Brasil a lançar comercialmente as operações do serviço de ligações locais fora de sua área original de concessão, até então no estado de São Paulo.

2007 – Lançado nos Estados Unidos o Iphone, desenvolvido pela Apple, o aparelho possui funções de Ipod e câmera digital, além de ser capaz de dar acesso à internet via conexão Wi-fi. Tem grande quantidade de aplicativos, o que o torna capaz de satisfazer as mais diversas necessidades do usuário. A partir daí, você já sabe a história.

Postar um comentário

*
*