Curiosidades

O novo índio

Quando alguém pergunta para você como é um índio, o que vem na sua cabeça? Não podemos negar que imaginamos logo um povo longe da civilização, que anda nu, com o corpo pintado, com um cocar e lança em punho. Você não está completamente errado. Ainda existem tribos indígenas que vivem bem afastadas da civilização. Você pode conhecer essas tribos no site da Survival, um movimento global que luta pelos direitos dos povos indígenas.

Mas assim como nós evoluímos, os índios também evoluíram e hoje muitas povos se utilizam da tecnologia e de outros hábitos utilizados por nós, que moramos na cidade. E o mais importante de tudo é que eles não deixaram de ser índios ao fazer isso. Para conscientizar as pessoas dessas mudanças, que a princípio nos deixa espantados, o Instituto Socioambiental lançou a campanha #MenosPreconceitoMaisIndio. Ela nos faz refletir sobre a evolução das pessoas e também mostra que ao mudarmos alguns comportamentos, isso não quer dizer que perdemos a nossa essência.

Vale também ver o vídeo gravado pelos Baniwa, uma tribo que vivem na parte mais noroeste da Amazônia Brasileira. Eles mostram como as mudanças são possíveis de existir.

Postar um comentário

*
*