Comemorações Dicas

Vamos brincar de índio?

Criança é criança em toda parte do mundo. E o que elas mais gostam é de brincar. Claro que cada uma tem as suas tradições. E com os indiozinhos não é diferente. Eles possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não-índios, como a peteca e a perna de pau. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!

Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Tem brincadeira que mais parece luta! E existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo! Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo e, só então, começar a brincar. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira!

No site Povos Indígenas do Brasil Mirim você conhece inúmeras brincadeiras. Além de conhecer os hábitos deles através dos textos, é possível ver vídeos deles jogando. Você vai notar que os adultos também entram na brincadeira e tudo se torna uma grande diversão.

Dica de Livro: História de Índio

O livro História de Índio (Cia das Letrinhas), de Daniel Munduruku, conta a história de Kaxi, um garoto munduruku que tem infância feliz – brinca, nada, pesca, faz artesanato e ouve histórias. Mas Kaxi é especial, pois o pajé o escolheu para ser seu sucessor. ‘O menino que não sabia sonhar’ é um conto emocionante sobre a iniciação à vida adulta, apresentando a cultura indígena a partir do ponto de vista de um narrador pertencente a ela. Na segunda parte do livro, o autor relata com bom humor suas experiências no mundo dos brancos. A atual situação dos povos indígenas no Brasil é descrita na última parte, assim como os hábitos, ritos, música, lendas e a diversidade cultural e linguística desses povos. As ilustrações enriquecem esta edição, que também inclui desenhos de crianças indígenas e fotos de aldeias mundurukus.

 

Com informações e imagens do site Povos Indígenas do Brasil Mirim. Foto: Vicent Carelli

 

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5204 ms: Connection timed out