Dicas

Cuidado com a dengue, zika e chikungunya

Infelizmente estamos vivenciando um surto de três doenças que são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. É preciso da colaboração de todos para que essa doença seja eliminada e a única forma de fazer isso é combater o mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos de proliferação do mosquito (água parada) estão nas residências. Então, vamos nos unir e seguir algumas recomendações:

Mantenha a caixa d’água, os tonéis e os barris que você tem em casa bem fechados;
Lave toda semana com escova e sabão os tanques que armazenam água;
Remova tudo que possa impedir a água de corres pelas calhas;
Não deixe a a´gua da chuva acumular sobre a laje;
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
Troque, uma vez por semana, a água dos vasos de plantas aquáticas, além de lavar o vaso com escova, água e sabão;
Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água;
Coloque o lixo em sacos plásicos e mantenha a lixeira bem fechada.

Você conhece os sintomas de cada doença?

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

Apesar dos sintomas serem parecidos, o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação. Para outras informações, você pode acessar o site http://combateaedes.saude.gov.br/, que é do Ministério da Saúde.

Postar um comentário

*
*