Dicas de Leitura

Curiosidades, aventuras e histórias com as baratas!

E já que esta semana falamos de um tema tão horroroso e presente em nossas vidas, como as baratas, a gente sugere livros com histórias curiosas e engraçadas, tendo elas como personagens. A primeira delas é o Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos, de Fatima Mesquita. Quem é mais forte: você ou uma minhoca? Vamos ao teste. Pegue o seu peso e multiplique por 60. Você consegue carregar esse peso de uma só vez? Pois se você fosse uma minhoca ia dar conta, sim!

260513-gg

A vida de todos nós sempre foi rodeada de animais… e suas nojeiras. Fátima Mesquita está de volta com mais um super livro cheio de curiosidades a respeito dos bichos mais estranhos do universo: baratas, minhocas, lesmas, cupins, sanguessugas e muitos outros. Com muito humor, Fátima vai dando a cada página noções e mais noções de ciência e zoologia. As ilustrações são de Fernando Gonsales. E olha só que curioso: o criador do famoso personagem Níquel Náusea é formado em zoologia.

680214-gg
A segunda sugestão é Barata!- Sobre uma idéia original de Ana Kehl de Moraes e Reinaldo Moraes, ilustrada por Luli Penna. Barata pra todo lado. Você tem medo? Então nem abra este livro. Senão uma pode escapar e entrar na sua vida e virar seu bichinho de estimação preferido e ser raptada pelo seu irmão e ir parar no ciberespaço e enfrentar perigos virtuais dos mais perigosos e deixar você louco de aflição pra tirar ela de lá e acabar fazendo você mesmo cair no ciberespaço e enfrentar perigos horrorosos pra tirar a pobre baratinha de lá e conseguir, mas ela pode estar mais pra lá do que pra cá e pode ser que você tenha de levá-la ao médico – opa! médico de barata? – e que ela fique curada e que a sua mãe descubra tudo e que depois de tudo por que você teve de passar a danada da barata não queira mais viver com você. Pode ser pior? Só para quem não tiver coragem de se envolver nesta deliciosa aventura escrita por Reinaldo Moraes, que trata com humor e fantasia das relações familiares, do apego exagerado aos bichinhos de estimação, tão comum na infância, do envolvimento dos pequenos com o mundo da internet e do reconhecimento dos próprios limites e dos limites do outro, seja esse outro um ser humano ou… barata!

258177-gg
Por fim, a gente indica Dona Baratinha, da renomada autora Ana Maria Machado. Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram: o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Ela acabou desistindo do casamento. O noivo? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Descubra como a Dona Baratinha deu a volta por cima.

Postar um comentário

*
*