Posts Recentes

Curiosidades sobre o ano novo

O Réveillon é uma festa comemorada no mundo todo. Mas quando foi mesmo que essa tradição surgiu? Segundo os historiadores, a primeira comemoração de Ano Novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 antes de Cristo. Ou seja, o Réveillon é mais antigo do que o nosso calendário. É como fiz o ditado: essa festa existe “desde que o mundo é mundo”. Mas foram os romanos os primeiros a estabelecerem um dia específico no calendário para as festividades de Ano Novo. O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro – o que foi mantido no calendário juliano e, posteriormente, no gregoriano.

Aqui no Brasil, a tradição é comer Peru nessas festividades de fim de ano. Mas alguns povos servem peixe na ceia de Ano Novo. Na Dinamarca, por exemplo, a ceia é à base de peixes e batatas. Aliás, você sabia que os dinamarqueses sobem em cadeiras, pulam e brindam o Ano Novo com champanhe assim que o relógio marca meia-noite? Já na Escócia a tradição é um pouco diferente. Homens e mulheres comemoram a passagem de ano com beijos… na boca!

Quando o relógio marca meia-noite, os austríacos jogam chumbo derretido na água. As figuras que aparecem quando o chumbo esfria são guardadas como um amuleto. Outro país que tem superstição é Honduras. Lá, os hondurenhos jogam três laranjas – uma sem casca, uma com parte da casca removida e outra com toda a casca – debaixo da cama sem olhar. Depois, pegam a laranja que estiver ao alcance da mão. Se pegar a laranja com casca, acredita que terá sorte no ano que se inicia; se pegar a laranja com parte da casca, a crença é de que terá um ano regular; se pegar a descascada, o ano será ruim.

Lá do outro lado do mundo, mais precisamente no Japão, as pessoas comemoram o Ano Novo em família comendo macarrão, alimento considerado símbolo de longevidade. Os japoneses também costumam visitar santuários e templos para pedir felicidade e sorte. Um hábito bastante comum antes das festividades de Ano Novo é jogar as coisas velhas fora.

E você sabia que o último lugar do mundo a comemorar a chegada do novo ano é Samoa, no Oceano Pacífico? O primeiro é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia. E existe um lugar onde o Ano Novo é comemorado todos os dias. Esse lugar chama-se Pleasure Island e é um dos parques do complexo Disney em Orlando, Flórida, Estados Unidos. A cada 24 horas, os turistas saem às ruas para festejar mais um réveillon!

Postar um comentário

*
*