Curiosidades

Grandes nomes da história que viveram na mesma época!

Quando estudamos história os fatos são isolados uns dos outros e não temos noção do que acontece no mundo ao mesmo tempo. Você já notou isso? Pois é. Por conta disso, não imaginamos que Galileu Galilei, William Shakespeare, Caravaggio e Miguel de Cervantes viveram na mesma época, cada um no seu país. E você poderia pensar: ah, eles eram amigos. Que nada. Muitos nem se conheciam.

Para saber as personalidades que viveram no mesmo tempo, existe um mapa. É o Map of Contemporaries, que por meio de uma interface simples e horizontal, é possível filtrar resultados por região e campo do conhecimento para traçar uma linha do tempo única. Com um clique, o mapa te leva à página da Wikipédia de cada personalidade histórica.

A linha do tempo foi criada pelo site utiliza o banco de dados do Panteon, um projeto de gráficos interativos desenvolvido por uma equipe do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, EUA). É uma ótima ferramenta para se usar na sala de aula, principalmente nas aulas de história. Fica a dica para os professores!

Postar um comentário

*
*