Autores

Grandes nomes das artes: Lima Barreto

Essa semana comemoramos o aniversário de nascimento de um grande escritor brasileiro. É o jornalista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, que nasceu em 13 de maio de 1881 e faleceu em 01 de novembro de 1922. Já sabe quem é? Nada mais que o nosso aclamado Lima Barreto, que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e muitas obras em periódicos, revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas.

Não é possível falar de literatura brasileira sem falar de Lima Barreto, responsável por grandes obras brasileiras. Ele publicou em 1909 uma de suas principais obras, “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”. Seis anos depois, ele escreveria “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. E em 1919 escreveu “Vida e Morte de M.J.Gonzaga de Sá”. Vale destacar que estes romances são praticamente autobiográficos.

Seus pais eram pobres e mestiços e sofreu preconceitos durante toda sua vida. Por isso suas obras apresentam temáticas sobre desigualdades sociais, fatos históricos e costumes sociais, bastante autobiográficas, onde conta um pouco de suas experiências de vida. Um bom exemplo é o livro “Clara dos Anjos” em que apresenta o racismo sofrido pelos negros e mestiços e também as decisões políticas quanto à Primeira República. Também mostrou o quanto sofreu durante suas internações no Hospício Nacional em seu livro “O cemitério dos vivos”. Tornou-se cronista e escrevendo contra a burguesia.

Postar um comentário

*
*