Dicas de Leitura

Leituras para conhecer um pouco mais sobre arte, sobrenomes e ovos de ouro

livro Mestres Das Artes: Di Cavalcanti

Essa semana, conhecemos um pouco mais sobre a vida e obra de Di Cavalcanti. Com o intuito de contribuir para que você conheça um pouco sobre sua vida, sugerimos a leitura do livro Mestres Das Artes: Di Cavalcanti, de Dalila e Ligia. Emiliano Di Cavalcanti, pioneiro da Semana de Arte Moderna realizada em 1922, é uma grande referência do movimento modernista. A vasta produção do artista embora sofrendo influência de movimentos europeus, nunca se desvirtuou do ambiente de sua terra natal. Através da obra de Di Cavalcanti pode-se identificar um expressionismo tropical exuberante. Seus temas inicialmente conseguem transmitir um doce lirismo e uma profunda preocupação social. É na luz, no cenário e nas formas de suas obras que notamos pequenos mistérios que, quase escondidos, transmitem a poética do artista.

livro A Galinha dos Ovos de Ouro

Clássicos da literatura infantil mundial nunca envelhecem. Passam de geração em geração e continuam cada vez mais atuais. Essa semana sugerimos a leitura do livro A Galinha dos Ovos de Ouro. Você vai se divertir com as belas ilustrações desta coleção e saber mais sobre a galinha que colocava ovos de ouro. Será que seu donos ficaram ricos? É uma excelente lição de moral sobre a ambição das pessoas.

Livro Nome Sobrenome Apelido

Por fim, a indicação é a obra Nome Sobrenome Apelido, de Renata Bueno e Mariana Zanetti. Logo que as crianças aprendem o seu próprio nome, gostam de mostrar que o decoraram inteirinho. Não que alguém entenda a resposta ao “Qual o seu nome”, mas daí percebemos como essa é uma questão importante e presente na vida delas, que vivem dando nomes, sobrenomes e apelidos às suas bonecas, bichos, brinquedos, amigos, desenhos… Neste livro, quinze histórias curtas, escritas em prosa, falam sobre cachorros, gatos, homens e mulheres e suas várias alcunhas. Ilustrado a quatro mãos, com pedaços de papel colorido recortado com os dedos – nada de tesoura -, este livro traz ainda um depoimento das autoras sobre esse desenho feito sem lápis, caneta, giz ou pincel, além de uma sugestão de atividade.

Postar um comentário

*
*