Atividades Dicas Dicas de Leitura Posts Recentes

Livros e atividades para entreter a criançada

Nas férias do meio do ano temos que ser extremamente criativos para conciliar as brincadeiras da criançada com o clima normalmente chuvoso. Por isso, atividades dentro de casa e passeios a lugares cobertos são ideais. Mas como entretê-los sem recorrer aos shoppings, sempre lotados nesse período? 

Como falamos em “Um Passeio Pelo Museu”, os museus podem ser uma ótima opção. Além das atividades realizadas por essas instituições no período de férias, algumas direcionadas especificamente ao público infantil, visitas guiadas também podem ser uma boa opção. Mas que tal, ao invés de recorrer aos guias do museu, você ser o próprio guia dos seus filhos? Ajudá-los a perceber detalhes sobre as obras de arte e objetos históricos que poderiam passar desapercebidos pode ser muito divertido, tanto para você, quanto para eles. É isso que acontece no livro “Meu Museu”, de Maíza Zakzuk, com ilustrações de Daniel Kondo. Uma menina de nove anos e seus pais decidem explorar o MASP, em São Paulo. Cada quadro se transforma numa nova descoberta e com a ajuda de seus pais, ela vai aprendendo um pouco mais sobre museus e arte em geral.

Mas no mundo da ficção os museus se tornam muito mais do que um lugar de apreciação e conhecimento. Em “O Enigma do Museu Mariano Procópio”, Glaucia Lewicki transforma o museu mineiro em um cenário para uma grande aventura para Juliana,Hugo, Tadeu e Camila. Numa combinação improvável entre cultura e mitologia clássicas da Grécia e História Brasileira, a autora consegue envolver seu leitor na procura desses quatro irmãos por um objeto mágico, que tem o poder de salvar o mundo.

Para aqueles que preferirem ficar em casa, a dica da semana é montar um quebra-cabeça com os pequenos (Ainda não viu? Então clica aqui!). O livro “Animais de Estimação”, da editora Libris, traz 5 quebra-cabeças com imagens de animais domésticos para montar. Com informações sobre os bichos mais conhecidos de nosso dia a dia, o livro estimula a curiosidade e a consciência ecológica nas crianças.

Postar um comentário

*
*