Curiosidades

Por que agosto é o mês dos ventos?

imagem porque agosto é o mês dos ventos

Estamos em agosto, e é impossível não lembrar de uma referência típica ao período: agosto mês dos ventos. É o período do ano em que os ventos mais se movimentam. E se não tiver cuidado, ele sai levando tudo que tem pela frente.

Mas, sabia que o principal causador disso tudo é o Sol? Afinal, o aquecimento diferenciado nas várias partes do planeta geram alteração do sistema de pressão atmosférica. E essa diferença de pressão é o que origina os ventos.

Sendo assim, é nesta época do ano que temos um centro de alta pressão no Atlântico-sul, que modulam nossos ventos e faz com que eles fiquem mais intensos.

Isso envolve várias partes do globo e influencia a circulação geral da atmosfera. Vale ressaltar que as rajadas de ventos neste período podem chegar a 70 km por hora, inclusive nas cidades interioranas, não somente nas regiões de litoral.

O bom disso tudo é que a temperatura fica mais amena, e o tempo fica mais fresquinho, diminuindo a sensação de calor que ocorre no resto do ano. O melhor é aproveitar ventinho gelado que bate na gente, pois o calor chega logo em breve.

Postar um comentário

*
*