Dicas

Quando usar hífen na palavra

Com certeza você já teve dúvida de como usar o hífen, principalmente após o novo acordo ortográfico. Antes de explicar o uso, é preciso saber que o hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc.

Vamos agora aprender casos em que o hífen é empregado:

1- O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. Exemplo: Anti-inflamatório, Anti-inflacionário, Micro-ondas, Micro-organismo
Mas como em tudo no português existem as exceções. Tal regra não se aplica aos prefixos “-co”, “-pro”, “-re”, mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixo. Exemplo: Coobrigar, Coadquirido, Coordenar.

2- Com prefixos, emprega-se o hífen diante de palavras iniciadas com “h”, como anti-higiênico, anti-histórico, extra-humano.

3- Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. Exemplo: inter-regional, sub-bibliotecário e super-resistente.

4- Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. Exemplo: sub-regional, sub-raça, sub-reino.

5- Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice, usa-se o hífen, como: além-mar, aquém-mar, recém-nascido.

6- Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presente. Por isso que as palavras mal-humorado, mal-intencionado e mal-educado tem hífen.

7- Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen. Exemplos: circum-navegador, pan-americano, circum-hospitalar, pan-helenismo

8- Com sufixos de origem tupi-guarani, como “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”, usa-se o hífen. Exemplos: jacaré-açu, cajá-mirim, amoré-guaçu

Casos em que o hífen NÃO é empregado:

Não se usa mais o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente.

ANTES

DEPOIS

auto-avaliação

autoavaliação

auto-escola

autoescola

auto-estima

autoestima

co-autor

coautor

infra-estrutura

infraestrutura

semi-árido

semiárido

Essa nova regra padroniza algumas exceções existentes antes do Acordo, como aeroespacial, antiamericano, socioeconômico etc.

Não se usa mais o hífen em determinadas palavras que perderam a noção de composição.

ANTES

DEPOIS

manda-chuva

mandachuva

pára-quedas

paraquedas

pára-quedista

paraquedista

E lá vamos para as exceções: O hífen ainda permanece em substantivos compostos que perderam sua significação individual para construir uma unidade semântica, como também naqueles que designam espécies botânicas e zoológicas, como bem-te-vi, couve-flor, guarda-chuva, erva-doce e pimenta-de-cheiro
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
fim de semana, café com leite

Mas claro que existem as exceções:

O hífen ainda permanece em alguns casos, expressos por:

água-de-colônia

água-de-coco

cor-de-rosa

Quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, depois de prefixo terminado em vogal, retira-se o hífen e essas consoantes são duplicadas.

ANTES

DEPOIS

ante-sala

antessala

anti-rugas

antirrugas

anti-social

antissocial

auto-retrato

autorretrato

extra-sensorial

extrassensorial

supra-renal

suprarrenal

contra-reforma

contrarreforma

ultra-som

ultrassom

Observações importantes:

– O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra.
hiper-requintado
inter-regional
super-romântico
super-racista

Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”.
anteprojeto
autopeça
contracheque
extraforte
ultramoderno

O hífen não deve ser usado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou outra consoante diferente.
hipermercado
hiperacidez
intermunicipal
subemprego
superinteressante
superpopulação

Diante do advérbio “mal”, quando a segunda palavra começar por consoante, não se emprega o hífen.
malfalado
malgovernado
malpassado
maltratado
malvestido

Postar um comentário

*
*