Curiosidades Dicas Entrevistas

Sites estimulam a leitura de crianças

Sabemos que as crianças estão conectadas ao mundo virtual e que, muitas vezes por conta disso, acabam deixando de lado o hábito da leitura.

Mas na própria internet é possível encontrar um site que tem como objetivo incentivar as crianças a lerem. Devoradores de Livros é o nome do site que pode mudar os hábitos do seu filho. Ele é focado no incentivo a leitura e disponibiliza um jogo de perguntas e respostas sobre livros de literatura infantil e premia virtualmente as crianças de acordo com seu desempenho. O site é indicado ao público infantil de 6 a 11 anos.

E ele é tão legal, que resolvi entrevistar as criadoras dessa iniciativa, Jessica Jéssica Fonseca e Denise Vahrenkamp.

Varejito – Como surgiu a ideia de criar o Devoradores de Livros?

Devoradores de Livros – Conhecemos um site alemão com proposta semelhante utilizado na escola de nossos filhos e verificamos que no Brasil ainda não tinha nenhum projeto que aproveitasse as novas tecnologias disponíveis para incentivar o hábito da leitura de crianças de 6 a 11 anos. Achamos fantástica a ideia de utilizar os joguinhos para educar de maneira divertida.

Varejito – Quais são os recursos que vocês utilizam para que as crianças saiam do computador e “devorem” um livro?

Devoradores de Livros – O site disponibiliza quizzes que é um jogo de perguntas e respostas sobre livros infantis onde as crianças são premiadas virtualmente de acordo como seu desempenho. Ou seja, para poder participar da brincadeira e montar o seu mascote virtual a criança tem que ler com atenção para acertar todas as perguntas! A nossa lista de indicações literárias também desperta a curiosidade e incentiva as crianças a buscarem novos livros.

Varejito – Os pais podem acompanhar o interesse dos filhos pelos livros no site? Se sim, como é feito isso?

Devoradores de Livros – A participação dos pais é sempre muito bem-vinda quando se trata de leitura e no site eles podem acompanhar o histórico de leitura dos filhos assim como sua performance nos quizzes. O mais importante, no entanto, é que os pais disponibilizem muitos livros para que seus devoradores possam sempre continuar a ler e a brincar no site indo a bibliotecas, livrarias e feiras de livros.

Varejito – As escolas podem utilizar o Devoradores de Livros para estimular a leitura dentro da sala de aula? Se sim, como elas devem fazer isso?

Devoradores de Livros – As escolas podem utilizar o site de diversas maneiras, em sala de aula ou como atividade complementar na biblioteca ou em casa. O legal do site é que cada professor pode utilizar de modo bem personalizado de acordo com o desenvolvimento e interesse de leitura de sua turma, incentivando que cada criança tenha autonomia na escolha dos livros que quer ler para responder aos quizzes. Sugerimos que a turma tenha metas de leitura semanais, o professor pode acompanhar a performance da sua turma pela tela administrativa e fazer as intervenções necessárias orientando, incentivando e premiando os alunos dentro de sua capacidade individual.

Varejito – Qual o número de visitação do site por mês? E qual a expectativa que vocês tem de crescimento?

Devoradores de Livros – Temos mais de 1600 usuários cadastrados e 15.000 quizzes respondidos. Nossa expectativa é chegar a 5.000 usuários até o final do ano.

Varejito – O Devoradores de Livros atuam apenas online, ou já realizam atividades offline? Se sim, como as pessoas podem participar?

Devoradores de Livros – O site funciona apenas online e para participar o Devorador deve se cadastrar para poder fazer 2 quizzes grátis e conhecer a brincadeira. A partir dai pode optar por fazer uma assinatura de 6 meses ou 1 ano com quizzes ilimitados! Temos planos especiais para escolas que queiram fazer de seus alunos verdadeiros devoradores de livros. Temos uma página no Facebook com dicas de leitura e outras informações que faz o maior sucesso!

4 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294