Curiosidades

Todo bicho que tem penas e asas voa?

Todo animal que tem asas, penas e coloca ovos voa, certo? Errado. A galinha, o pato, a ema, o avestruz são aves e possuem penas, asas, colocam ovos e não voam. Assim como eles, existem tantos outros que não voam. Pequenos ou grandes, uns voam outros não. Mas, por qual motivo isso acontece? Bom, dizem os cientistas que há milhares anos atrás, todas elas podiam, mas com o tempo, perderam essa habilidade.

Há suposições de que na pré-história todas as aves podiam voar. Os primeiros animais a deixarem de voar, certamente teriam uma relação com o habitat onde viviam. Isso porque em locais afastados, onde viviam de forma isolada, e não precisavam voar para fugir de predadores, naturalmente, com o passar do tempo, fizeram com que eles perdessem o hábito e a habilidade para levantar voo.

Inclusive aves de grande porte e bastante pesadas, podiam voar. É dito que algumas chegavam a pesar cerca de 450 quilos e mediam 3 metros de comprimento. Mas o chamados pássaros-elefantes foram extintos e hoje não vemos grandes e pesadas aves voadoras.
E fora a galinha, o pato, a ema e o avestruz, que outros animais de asas você conhece e que não voam? Conta pra gente!

Postar um comentário

*
*