Comemorações

06 de Dezembro: Dia do Papai Noel

Você sabia que Papai Noel também tem uma data especial para ele? Ela é pouco fala, mas o dia 06 de Dezembro é comemorado o Dia do Papai Noel! Mas por que essa data? Porque neste dia é celebrado o Dia de São Nicolau, um arcebispo que costumava ajudar os pobres e necessitados de sua cidade, colocando moedas de ouro nas chaminés das casas durante toda época de Natal.

Mas como a história de São Nicolau se misturou a de Papai Noel? Bem, foi na Alemanha que a imagem do Santo se tornou um símbolo Natalino e se espalhou para o mundo todo, e foi nesse momento que surgiu o Papai Noel.

No entanto, o Papai Noel que conhecemos é bem diferente de São Nicolau. Ele é caracterizado como um senhor gorducho, bem alegre e de longas barbas brancas, que usa casaco e calças vermelhas e cintos e botas pretas. Essa figura Natalina se tornou popular dos Estados Unidos e Canadá e desde então é reforçado pelas propagandas, filmes e desenhos.

capa do livro "Papai Noel um velhinho de muitos nomes"

E para entrar no clima, a nossa dica de livro Papai Noel um velhinho de muitos nomes. O livro fala sobre o dia em que as crianças brincam de faz-de-conta com os adultos, recebem respostas a cartas malucas, ganham presentes, comem iguarias em torno de uma árvore mágica e enfeitada – os adultos às vezes não se dão conta, mas o Natal continua a ser um dos momentos mais aguardados do ano. Tatiana Belinky, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Lilia M. Schwarcz, Lalau, Otavio Frias Filho e Heloisa Prieto (em parceria com Lucas Nemeth, seu filho) mostram até que ponto isso é verdade.

Postar um comentário

*
*