Curiosidades

A fauna do continente africano

O continente africano é realmente muito rico quando se trata de fauna. Juntando as espécies adaptadas ao clima da África e os animais nativos, se tem uma vida selvagem de dar inveja em qualquer outro continente no mundo. Muitos tipos de invertebrados, vertebrados, anfíbios, peixes, aves, mamíferos e répteis podem ser vistos andando em suas selvas.

Para entender melhor como vivem os animais por lá é preciso saber que eles estão localizados em duas regiões: a zona do norte e noroeste, compreendendo o Sara, e a zona etíope, englobando toda a África subsariana. E vou te dizer uma coisa, tem bicho que a gente nunca ouviu falar! Se liga aí.

Ao norte do Sara, encontra-se geralmente carneiros, cabras, os cavalos e os camelos. No Sara, encontra-se fennecs, bem como lebres, gazelles e gerboises, um pequeno roedor que desloca-se por saltos.

Já na zona etíope existe uma grande variedade de animais e pássaros. Nas regiões arborizadas e ervosas vivem de numerosas espécies de antílopes e daims, as as zebras, o girafes, os os búfalos, os elefantes, os rinocerontes e diferentes macacos. Entre os carnívoros podemos encontrar o leão, o leopardo, guepardo, hiena e o chacal.

A maior parte dos pássaros pertence ao Velho ao Mundo e alguns são migratório: deixam a Europa o inverno para hibernar nos deltas e nos pântanos da África (Senegal, Okavango, Sul-Sudão). A galinha-do-mato é um dos pássaros mais caçados e o avestruz vive no leste e no Sul da África.

Quando falamos de répteis, encontra-se na África crocodilos e tartarugas. Existe várias serpentes venenosas em toda a zona etíope. Entre as serpentes que asfixiam a sua presa figuram o pythons, na vivem principalmente África ocidental. Na água se contabiliza mais de 2.000 espécies, de peixe. E animal demais pra um continente só, não acham?

Postar um comentário

*
*