Curiosidades

A história do Golpe de 1930 no Brasil

Em tempos de política acirrada no Brasil, muito se fala sobre o Golpe de 1930. E o que vem a ser isso? Trata-se de um movimento armado que aconteceu em 1930 e que tirou do poder o presidente Washington Luiz. O Golpe teve apoio dos militares e foi através dele que Getúlio Vargas foi eleito presidente da República. Você pode conhecer um pouco mais sobre Getúlio Vargas lendo a trilogia Getúlio, de Lira Neto.

    Capa do livro Getúlio 1930-1945    Capa do livro Getúlio 1882-1930

Em 1929, a crise intitulada de “A Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque”, também gerou problemas em todo o mundo. O Golpe foi encabeçado por membros dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.

A obra A Revolução DE 1930 – Historiografia e história, de Boris Fausto, ilustrado por Ettore Bottini, fala sobre o sentido do episódio revolucionário de 1930, ocorrido no Brasil e sobre a sua relação com a crise mundial de 1929. O livro cita as forças estiveram em confronto e ajuda a interpretar o papel das classes e do Estado. O Estado que emergiu da Revolução de 1930 manteve o papel fundamental de desorganizador político da classe operária, reprimindo duramente a vanguarda e suas organizações partidárias, ao mesmo tempo em que procurava estabelecer com o conjunto da classe um novo tipo de relações. Publicado originalmente em 1969, este clássico da historiografia brasileira ganha agora outra edição, revista e com novo prefácio do autor.

Postar um comentário

*
*