Dicas

A importância da vacinação para crianças e adultos

Prevenir doenças é sempre a melhor forma de manter a saúde e proteger nosso corpo. E uma destas maneiras é tomando vacinas. Mas o que muitos não sabem é que vacina começa a ser tomada na infância, mas deve ser reforçada ao longo da vida. E atenção pais, as vacinas são indispensáveis às crianças na primeira infância, pois estas precisam ser imunizadas logo cedo para que não tenham graves doenças.

Mas afinal o que é uma vacina? Ela tem a função de estimular as nossas células de defesa, que são os linfócitos, produzindo anticorpos, que agem no combate aos agentes causadores de diversas doenças.

Através da vacina o indivíduo entra em contato com o vírus ou bactéria que provoca a doença em questão. Logo, as células que protegem nosso corpo criam anticorpos em grande quantidade para combater a infecção ou doença. Em geral, nas vacinas, os vírus e bactérias passam por modificação em laboratório e são aplicados de forma bem fraquinha, de modo que nosso corpo reaja e fique mais forte que elas, evitando que tenhamos doenças posteriormente.

Durante a nossa vida precisamos tomar cerca de 19 tipos de vacinas diferentes. Há vacinas para evitar o sarampo, caxumba, varíola, rubéola, febre amarela, hepatite B, BCG – contra tuberculose – e tétano. A maioria é injetável. Mas outras são tomadas em gotinhas, como poliomielite (paralisia infantil) e rotavírus (infecção que causa diarreia). Hoje há mais de 50 tipos de vacinas diferentes no mundo.

Com relação às vacinas para adultos, a mais comum que sempre ouvimos falar é a da gripe, que tem campanha nacional. Atualmente, os postos de saúde estão fazendo reforço de vacinas como tétano, Tríplice e hepatite em adultos. Algumas precisam ser tomadas a cada 10 anos.

Diante disso, que tal atualizar sua carteira de vacinação, procurar um posto mais próximo e ver que vacinas é preciso tomar? Você pode evitar problemas futuros de maneira rápida e indolor.

Postar um comentário

*
*