Atividades

A importância de criar jogos com as crianças

A importância de criar jogos com as crianças

Em todo grande shopping existem lojas de brinquedos e o mercado oferece muitas opções de jogos infantis. Mas mesmo com tanta variedade, os especialistas reforçam que, quando o brinquedo é construído pela criança, o resultado é muito mais interessante. Isto acontece por que quando a criança inventa um jogo, ela deixa de ser expectadora e passa a ser protagonista tanto da construção como da brincadeira.

Pensar, planejar e construir o jogo estimula a criatividade e o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia, além de fazer com que a criança tenha um carinho especial pelo que ajudou a construir.

Então, que tal propor ao seu filho a construir um jogo só de vocês? Assim ele pode reunir os amigos e fazer uma tarde bem divertida. Uma sugestão é criar um jogo da memória. Ele é simples de fazer e há muitas maneiras de torná-lo divertido. Quanto mais imagens houver no jogo da memória, mais difícil será de terminar o jogo (o que fará com que seja mais longo). Na hora de fazer o jogo, você pode fazer os próprios desenhos das imagens ou até imprimir do computador. Se você mora em uma casa ou se o seu prédio tem uma área grande de lazer, cole as imagens em pratos de papel. Jogue os pratos de papel no jardim como se fossem discos de frisbee e faça as crianças correrem para encontrar o maior número de pares.

Outra dica é usar bola de encher de aniversário. Uma simples bexiga, como também são conhecidos esses balões, pode proporcionar vários jogos em um e é uma boa maneira para brincar energeticamente dentro de casa, sem quebrar nada. Um jogo simples com bexiga é o voleibol por cima da mesa de centro ou da cama da criança. Um jogo maluco de pingue pongue com bexiga também é divertido porque os jogadores não podem prever se a bexiga irá realmente na direção que eles querem. Outra atividade é acertar a bexiga no ar alternadamente para ver quantas vezes cada criança pode acertá-la no ar antes que a bexiga saia de perto dele.

Escolha o melhor jogo para fazer em casa. Crie com o seu filho e boa diversão!

Postar um comentário

*
*