Dicas

Universidade: novos desafios, nova forma de estudar

layout_facebook_150203_1Diversas famílias estão vivendo a alegria de ter um filho aprovado na faculdade. O sentimento de orgulho tomou conta dos pais, amigos e familiares em geral. Mas apesar de uma fase ter terminado, outra está começando. A sensação de missão cumprida começa a ser substituída por: e agora? como deixar o meu filho voar sem ter a minha presença tão perto? É exatamente neste período em que o jovem precisa ter a família como uma importante referência de valores. É preciso reforçar para os filhos que nem todos os momentos são de diversão e que é preciso adotar uma postura de estudante e de construtor de seu próprio caminho de aprendizado. Além de levar à reflexão sobre possíveis comportamentos inadequados, também cabe aos pais continuar a aprovar conquistas e vibrar com suas vitórias, descobrimentos e crescimento pessoal.

Para entender como apoiar seu filho nessa nova jornadas, veja as principais mudanças que seu filho irá enfrentar ao ingressar no mundo universitário e dicas de como agir para ajudá-lo a lidar bem com elas.

Novo jeito de estudar:
As mudanças no jeito universitário de estudar são muitas. Em algumas faculdades, inclusive, o próprio jovem terá de decidir o rumo que quer dar para sua formação, escolhendo entre as chamadas “disciplinas optativas”. Até mesmo a tão conhecida “lista de material” praticamente não existe mais: professores apresentam uma relação de obras recomendáveis para acompanhar o curso e, novamente, cabe ao aluno decidir quais delas irá adotar, ler ou pesquisar. Como ajudar: apesar destas grandes alterações, a maioria dos jovens consegue se adaptar bem a elas. Caso seu filho se mostre preocupado ou assustado com estas mudanças, mostre que isso é normal e sugira que ele converse com o coordenador do curso, que pode dar dicas importantes e sanar as principais dúvidas. Vale também recomendar a seu filho que ele procure saber o máximo sobre como funciona a instituição na qual está matriculado, entendendo prazos e processos para inscrições nas disciplinas optativas, provas substitutas, como são atribuídas as notas e as formas de recuperação, etc.

Vida social intensa:
O barzinho ao lado da faculdade vai virar point, inclusive em dias de semana. E a preocupação dos pais aumentam. Como agir numa situação dessas? Os especialistas garantem que não adianta proibir seu filho de frequentar festas e bares. Isto só fará surgir conflitos e a tendência é que ele ou simplesmente não obedeça ou passe a mentir. Não há problema, aliás, que ele participe destes encontros, a questão é ficar atento para que isso não atrapalhe a vida escolar. Os pais devem reforçar para o jovem que este tipo de comportamento pode colocar por terra tudo aquilo que ele tanto lutou para conquistar. Afinal, de que adianta ter entrado na tão sonhada faculdade se ele não está aproveitando o que ela oferece em termos de formação?

Rotina mais pesada:
Na faculdade, o ritmo do aprendizado é mais acelerado, há um grande aumento na exigência da qualidade dos trabalhos apresentados e o aluno pode sentir dificuldade em acompanhar determinadas disciplinas. Como ajudar: apoie seu filho e reforce que ele tem capacidade de superar os problemas. Mostre que as dificuldades são transitórias e que vale a pena insistir. Mesmo que ele não esteja entendendo completamente uma matéria, aos poucos ela fará mais sentido. Caso ele realmente não goste de uma disciplina, lembre a ele que ela é apenas uma parte do curso e não o todo.

Fonte: Educar para Crescer

Postar um comentário

*
*