Curiosidades

A origem do nome do Brasil

Já se perguntou por qual motivo nosso país tem esse nome, Brasil? Pois bem, sua origem está numa árvore muito útil e bonita: o Pau-Brasil. Ela também é conhecida como ibirapitanga (nome dado pelos índios, cujo significado em tupi é madeira vermelha), orabutã, pau-rosado ou pau-de-pernambuco (por ter uma vasta quantidade no estado de Pernambuco). Quando os portugueses chegaram em nossas terras, havia muitas delas por aqui. Daí a origem do nosso nome. E foi o primeiro recurso natural a ser explorado por Portugal ao chegar no Brasil. Afinal, desta árvore tão rica era possível extrair a “brasileína”, uma espécie de corante muito utilizado na tintura de roupas. Por este motivo, esta árvore-símbolo do nosso país, foi bastante explorada durante o período do Brasil-Colônia.

Por algum tempo sua madeira era uma das principais fontes de riqueza para Portugal, onde somente o rei tinha seu monopólio e autorização para fazer sua exploração. Na verdade, o Pau-Brasil foi um, entre tantos outros produtos naturais explorados nesta época.

O Pau-Brasil pode alcançar de oito a doze metros de altura, possui flores amarelas, seu tronco é espinhoso e revestido por uma casca, cuja madeira por baixo é de cor avermelhada. Seus frutos são pequenas vagens recobertas por uma casca grossa e espinhosa, de cor verde-amarronzada. Os índios utilizavam sua madeira para fazer arco e flecha.

As florestas de Pau-Brasil se espalhavam pelo litoral, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, tendo maior concentração justamente aqui em Pernambuco, Porto Seguro e Cabo Frio. E sua abundancia chamou atenção de outros países da Europa, a exemplo da França, que enviou grupos de corsários para “negociar” e contrabandear a extração de sua madeira junto aos índios.

Atualmente, sua madeira é utilizada na fabricação de instrumentos musicais, no paisagismo e em reflorestamento, porém, seu crescimento é bem lento.

Postar um comentário

*
*