Dicas de Leitura

Abordando as eleições através da literatura

layout_facebook_141014_4

As eleições ganham as páginas dos livros. E nem sempre com uma linguagem séria. Diversos autores optaram em passar, através de um texto divertido, o que são as eleições para as crianças. Como é o caso do livro Eleições na floresta, de Lúcia Maria Carvalho (Editora Edificantes).

eleicoes_floresta

No livro, o Leão vai deixar de ser o Rei da floresta. E agora? Para escolher que vai assumir o poder da floresta, os animais vão fazer uma votação. O legal é que a autora estimula a prática da eleição na escola, através da escolha do representante de turma.

eleicao_criancada

No livro A eleição da criançada, de Pedro Bandeira (Editora Melhoramentos), o autor mostra ao leitor as diferenças entre as chapas ´A escola é de todos´ e ´Poder jovem´, ressaltando a importância do diálogo, do consenso geral entre as pessoas, do espírito de equipe e da prática da ética não só na política. Uma ótima sugestão de livro para crianças entre oito e 10 anos.

eleicoes e eu com isso

Para finalizar, a coleção Eleições, e eu com isso? da autora Jussara Rocha Koury (Editora Bagaço) já aborda o assunto numa ótima mais adolescente. De forma clara e objetiva, a leitura oferece pistas, promove o debate, a troca de conhecimentos. Assim, chegaremos às urnas conscientes do nosso papel de construtores de um Brasil mais justo.

Postar um comentário

*
*