Comemorações

Acabou o Carnaval, é tempo de pensar na Páscoa

layout_facebook_150217_2Carnaval acabou e a quarta-feira de cinzas chegou! Mas para os católicos, é o início da Quaresma. Você sabe o que é? É o período que precede a Páscoa, que acontece 40 dias após a quarta-feira de cinzas.

São 40 dias de jejum e penitência. Neste período do ano os cristãos e a igreja católica usam a cor roxa, que simboliza penitência e a contrição. Antigamente era costume cobrir de roxo as imagens das igrejas.

Do latim quaresma quer dizer quadragésima dies – o quadragésimo dia. É o período do Ciclo Pascal, que divide-se em três tempos: preparação, celebração e prolongamento.

A igreja católica sugere que os cristãos façam uma espécie de retiro espiritual, com meditação oração e façam jejum, que compreende abstinência de carne de qualquer tipo, seja vermelha ou branca. A menos em casos de doença, em que a pessoa precisa comer de tudo. Para saber mais sobre a Quaresma, você também pode acessar outros posts que temos relacionados ao tema, como Quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma.

Postar um comentário

*
*