Curiosidades

Ácaros, o terror pode estar em sua casa

Já imaginou minúsculas aranhas passeando pelo seu corpo, entrando em sua boca, em sua narina? Pareceu aterrorizante? Pois saiba que é uma microscópica espécie de aracnídeo chamado ácaro que invade seu corpo e provoca alergias e asma. Os ácaros domésticos são pequeninos seres, que possuem menos de um milímetro, vistos apenas em um microscópio. Eles podem viver no solo, na água, na nossa cama, no nosso quarto, em colchões, em livros, brinquedos de pelúcia, carpetes e tantos outros lugares, em casa ou locais públicos. Existem cerca de 30 mil tipos de ácaros.

O corpo deles é indiviso e eles possuem quatro pares de pernas quando chegam à fase adulta. A maioria coloca ovos e pode viver cerca de 100 dias. Eles são pragas domésticas, e em um mesmo ambiente é possível encontrar aproximadamente 100 mil ácaros.

Rinite alergia, espirros, coriza, secreção nos pulmões, olhos irritados, dificuldade de respirar. Tudo isso pode estar sendo causado por uma crise alérgica devido à presença de ácaros. E conforme seja, pode trazer grandes problemas de saúde e diminuir a qualidade de vida de crianças e adultos alérgicos ao ácaro.

Então, fique esperto, prevenir é o melhor remédio. Troque as roupas de cama com frequência, mantenha os ambientes arejados e limpos, deixe os raios de sol entrarem em sua casa, evite umidade, principalmente nas paredes dos quartos, eles adoram se alojar. Evite usar carpetes nos quartos, cortinas. Troque também as toalhas de banho e deixe-as secar. O ideal é limpar os móveis com pano ligeiramente úmido para evitar levantar poeira; aspirar o sofá sempre que possível; manter o chão sempre limpo, apenas com água e sabão. Mas se a alergia é inevitável, procure um médico alergologista, faça um tratamento para se imunizar e aumentar as defesas do seu organismo. Se for possível, tenha um nebulizador em casa, ajuda a respirar e diminui a obstrução.

Postar um comentário

*
*