Curiosidades Dicas

Cuidado com as aranhas venenosas!

Quantas vezes vemos aranhas tecendo a sua teia em um cantinho de nossa casa. Elas parecem muito inofensivas. E algumas até são mesmo, principalmente essas que “vivem” em centros urbanos. Mas existem aranhas bem perigosas. São elas: viúva-negra, aranha-marrom, armadeira e dois tipos de caranguejeiras que, por serem muito parecidas, são conhecidas como aranha teia-de-funil. As três primeiras são largamente encontradas no Brasil, enquanto as outras duas vivem apenas na Austrália.

Mas apesar de serem venenosas, raramente a picada esses animais levam a morte. Entretanto, a pessoa deve procurar atendimento médico com urgência! O veneno desse animal pode ser de três tipos: neurotóxico, proteolítico e hemolítico. O primeiro atinge o sistema nervoso e causa muita dor. O proteolítico age sobre os tecidos da pele e dos músculos. Já o hemolítico destrói os glóbulos vermelhos do sangue. Como as aranhas são carnívoras, elas usam o veneno não só para se defender, mas também para capturar suas presas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos mais perigosos de aranha do Brasil?

1 – Aranha-marrom. Ela é bem pequena. Tem apenas 3 centímetros. É encontrada no Brasil, restante das Américas, África, sul da Europa, China. Ela tem dois tipos de veneno, o proteolítico e hemolítico. E uma curiosidade, quando a pessoa é picada, de início não dói, mas depois de algumas horas começa um ardor no local, seguido de inchaço e vermelhidão. Os acidentes envolvendo humanos ocorrem quando a aranha-marrom é prensada contra o corpo, por exemplo, quando uma pessoa está se vestindo.

2 – Armadeira. Ela não é tão pequena. Tem 15 centímetros. É encontrada no Brasil e nos demais países da América do Sul e Central. O tipo de veneno é o neurotóxico. Essa aranha é a mais agressiva de todas e responsável por metade dos acidentes com aranhas no Brasil. Sua picada dói muito, mas não costuma trazer consequências mais graves para os adultos. Em crianças a dor intensa pode causar arritmia cardíaca, infiltração de água nos pulmões e queda na pressão. Somente em casos muito raros pode levar à morte.

3 – Viúva-Negra. Essa aranha tem o mesmo tamanho da Aranha-marrom, apenas 3 centímetros. Está localizada no Brasil, restante da América do Sul, América do Norte, África, Europa, Ásia, Oceania. Seu veneno é o mesmo da Armadeira, isto é, é o neurotóxico. Não temos como afirmar que ela tenha o veneno mais potente, mas uma coisa é certa: é a aranha mais temida. Em primeiro lugar, por ser encontrada quase no mundo todo. Segundo, porque suas dolorosas picadas são relatadas há séculos. A fêmea é responsável pelos acidentes, já que o macho, muito menor, não pica. O veneno causa excesso de transpiração, contração muscular e alterações na pressão. As viúvas-negras do Brasil são mansas e não matam. Já as espécies da costa do mar Mediterrâneo, na Europa, podem dar picadas fatais.

Postar um comentário

*
*