Curiosidades

Aleijadinho, o representantes do barroco brasileiro

Nesta semana, em nossa série Grandes nomes das artes, apresentamos um brasileiro que fez diferença com suas obras, com suas belas esculturas. Trata-se de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, um dos mais importantes representantes do barroco brasileiro.

Mineiro de Cachoeira do Campo, distrito em Ouro Preto, aos 40 anos detectou uma grave doença que lhe deformaria o corpo e os membros, inclusive as mãos. Posteriormente, perderia os dedos dos pés, o que o fez atuar de joelhos. Assim mesmo, continuara trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

Nascido em 29 de agosto de 1730, iniciou ainda pequeno sua vida artística, observando o seu pai trabalhar, que era entalhador e com o pintor e desenhista João Gomes Batista. Famoso por suas esculturas em pedra-sabão e madeira, sua peculiaridade artística é possuir características do rococó e dos estilos clássico e gótico.

Apesar de ter feito fama, faleceu em Ouro Preto, em 18 de novembro de 1814, pobre e abandonado. Dentre usas obras, destacam-se projetos de fachadas da Igreja de São Francisco em São João del-Rei e a de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto; conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, intitulada de “Os Doze Profetas”, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Postar um comentário

*
*