Em mais uma edição da nossa série sobre as celebridades das artes, este mês apresentamos um ícone italiano do Renascimento, um gênio reconhecido pelas suas esculturas e pinturas no mundo inteiro. Nascido em 6 de março de 1475, em Caprese, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um famoso escultor, pintor, poeta e arquiteto italiano, um grande mestre das artes na Itália. Um dos grandes gênios de todos os tempos, e contemporâneo de nomes como Leonardo da Vinci e Botticelli, Michelangelo tem entre suas obras mais famosas a “Pietá”, “O Juízo Final”, “A Criação do Homem”, “Davi” o “Teto da Capela Sistina”.
Desde criança, o menino sempre se interessou por desenho e aos 13 anos tornou-se aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio, em Florença. Por volta de 1489 entrou na escola de escultura de Lourenço de Medici.
E foi o Papa Júlio II que o convidou a reconstruir a Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu, em 1552. Pouco reconhecido como poeta, Michelangelo escreveu o livro “Rimas”.
Sobre o seu ofício de esculpir em mármore, Michelangelo costumava dizer que a figura estava presa no mármore e que ele apenas a libertava. Era um aficionado pela anatomia e, secretamente, dissecava os corpos e os estudava, em um período que tal atividade era proibida.
Morreu em Roma, aos 89 anos, em 18 de fevereiro de 1564, sendo enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.



Grandes nomes das artes: Frida Kahlo
Leituras para conhecer e apreciar Van Gogh
Grandes nomes das artes: Vincent Van Gogh
Grandes nomes das artes: Leonardo da Vinci