Curiosidades

Animais que duram uma eternidade…ou quase isso!

layout_facebook_141118_2

Já pensou em ter um animal que lhe acompanhasse a vida toda, sem sofrer pela sua perda? Pois é, algumas espécies podem viver uma média de 80 a 100 anos, e algumas chegando aos 400 anos. Contudo, alguns desses animais em nada se assemelham a um bichinho de estimação para viver ao seu lado por décadas.

Se bem tratados, os papagaios e algumas espécies de tartarugas podem viver muito. O papagaio, por exemplo, pode chegar a 60 anos de vida. Dizem que o bichinho de estimação do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, chamado Charile, chegou aos 100 anos. Mas tem que cuidar dele com carinho, brincar, estimular sua fala e alimentar corretamente. E não simplesmente deixar ele preso e triste numa gaiola. Ou ele pode morrer cedo sem qualidade de vida.

Com relação às tartarugas, é sabido que a Tartaruga- Rajada pode viver muito. Há registros de que a mais velha chamada Tu’ Malila morreu aos 188 anos, e que outra da mesma espécie, viveu 256 anos, mas nada foi confirmado. O certo é que em média vivem 100 anos.

Outro ser que pode viver muito dentro de sua casa, caso tenha espaço para um aquário bem grande, é a carpa. De origem chinesa, geralmente encontrada em nas lagoas e aquários de restaurantes orientais, a carpa são peixes domésticos ornamentais bem bonitos, de cores diversas, mas sendo bem comuns os da cor branca e laranja. Eles vivem uma média de 50 anos, mas podem chegar aos 100 anos se tratados com muito cuidado. Dizem que a Hanako, carpa que morreu em 1977, de acordo com cientistas viveu até os 226 anos. Mas é um caso raro.

Fora isso, um animal, nada domésticos ou de convívio adequado com o ser humano, a baleia da Groenlândia leva o título de animal que mais vive no planeta de maneira geral. Elas podem chegar a cerca de 210 anos. Mas impressionante mesmo é um molusco – aqueles bichinhos que vivem dentro das conchinhas –, o Arctica islandica, que vive cerca de 400 anos. Entretanto, ele é bem difícil de achar, pois vive subterrâneo nas areias dos oceanos, só aparecendo por acaso em escavações.

E por fim, acredite se quiser, quem vence mesmo são as medusas Turritopsis nutricula e Turritopsis dohrnii, muito conhecidas como água-viva, pois se não forem atacadas por seus predadores, são imortais. Elas vivem uma espécie de metamorfose invertida. Quando chegam ao ápice da maturidade, elas retornam ao primeiro estágio de vida, começando tudo novamente.  Quem sabe elas não são a chave para que o homem descubra a sua imortalidade também, não é mesmo?

E tem muitos outros seres vivos que podem viver muitos anos. Que tal pesquisar e descobrir sobre estes seres curiosos?

Postar um comentário

*
*