Curiosidades

Artrópodes, que bicho é esse?

Já ouviu falar nos artrópodes? Não? Você pode até não saber, mas conhece, sim! São os aracnídeos como aranhas, escorpiões, lacraias e os crustáceos, como caranguejos e siris. Nada mais são do que animais invertebrados que tem o corpo com partes articuladas, com muitas patas ou pernas.

Existem mais de um milhão de espécies conhecidas e estas possuem o
exoesqueleto, ou esqueleto externo, composto de quitina, que serve para proteger o corpo do animal. Os artrópodes trocam de exoesqueleto, chamada de ecdise e pode acontecer ao longo da vida do animal, diversas vezes.

Alguns insetos como formigas, borboletas e cigarras também são artrópodes, e sofrem uma mudança de corpo chamada de metamorfose. Há ainda os quilópodes e diplópodes, que também são artrópodes e seu corpo é dividido em anéis, e apenas um par de patas para cada anel, a exemplo das lacraias, centopeias e lagarta de fogo e embuá.

Capa do livro "Diário de uma aranha"

Agora que já sabemos que as aranhas também são artrópodes, que tal fazer a leitura de uma história divertida? A sugestão é o Diário de uma aranha, de Doreen Cronin/Harry Bliss. Este é o diário de uma… aranha. Mas as crianças não precisam se preocupar – esta aranha tem muito mais medo delas e de seus tênis enormes do que o contrário. Na verdade, a aranha é bem parecida com os pequenos leitores. Tem aulas de educação física e comemora o Dia dos Avós na escola. Mas ela também tece teias grudentas, escala paredes e aprende a pegar carona com o vento. Doreen Cronin e Harry Bliss, a dupla por trás do Diário de uma minhoca, publicado anteriormente pela Companhia das Letrinhas e número 1 na lista de best-sellers do New York Times, tecem uma divertida trama sobre o mundo de cabeça para baixo deste fascinante sujeito de oito patas e sua improvável amiga, a Mosca.

Postar um comentário

*
*