Curiosidades Dicas

Dona Joaninha sabida

Você conhece a Joaninha? Aquele bichinho que tem a carapaça vermelha e pintinhas? Ela também pode ser verde, amarelinha ou de outras cores. Mas a mais conhecida é a vermelhinha com sete pintinhas pretas. Joaninha é apenas o nome mais comum dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. E há cerca de 4.500 espécies dela que podem colocar de 3 a 50 ovinhos por ciclo.

Além de deixar ela bonitinha, a sua cor tem um propósito: afastar os pássaros ou outros predadores e, assim, evitar ser comida por eles. Sabe por quê? A cor é um alerta e significa: “não chegue perto, meu gosto é muito ruim”. Pela cor os pássaros identificam que aquele bichinho não serve para comer.

E, ela é muito esperta. Quando os pássaros se aproximam, elas soltam um líquido amarelo e com um cheiro ruim. Aí os passarinhos nem chegam perto. E se comerem, com certeza não vai ser uma refeição nada agradável. Outra forma de se proteger é fingir de morta ficando de barriguinha para cima e imóvel.

Além de bonita, a joaninha é muito amiga dos agricultores. Ela come os pulgões, aqueles insetos que destroem as plantinhas que servem para nos dar alimentos. Por isso, elas são colocadas entre as plantações, para se alimentar desses insetos e larvas nocivos.

Os pulgões se alimentam da seiva das plantinhas, deixando elas doentes e estragadas. As joaninhas podem comer até 200 pulgões por dia, mas em média comem de 50 a 75. Além dos pulgões elas também se alimentam de outros pequenos insetos, ácaros, pólen de flores e o seu néctar. Então, já sabe, a joaninha será sempre bem-vinda no seu jardim ou da horta em sua casa.

 

Postar um comentário

*
*