Curiosidades

Morrendo de rir com cócegas

Já tentou fazer cócegas em si mesmo? Muito provavelmente você já tentou, mas surpreendentemente, não conseguiu. Contudo, quando alguém faz o mesmo estímulo morremos de rir. Mas por qual motivo isso acontece? O que são as cócegas? A explicação é simples, é a sensibilidade da pele a uma autodefesa, cuja mensagem é enviada ao cérebro através de terminações nervosas por todo o corpo. Umas partes mais, outras menos, ou até nenhuma sensibilidade.

E ao tentarmos fazer em nós mesmos não conseguimos porque o cérebro já entendeu nossos movimentos e não precisa s defender de nós mesmos.

Há estudos que mostram que esta é uma reação primitiva, para que o homem pudesse perceber e se defender de insetos se movimentando por partes do corpo e possa ser alertado e não permitir, se defendendo.

Por outro lado, pesquisas mostram que fazer cócegas é também uma forma de prazer e socialização. Mas se for feito demasiadamente, pode se tornar um incomodo, e até mesmo uma tortura. Nossa reação é gritar, espernear e dizer pare, saia!

Macacos, por exemplo, brincam uns com os outros e fazem cócegas entre si, como uma forma de relacionamento, intimidade. Ao passo que, com estranhos é impossível ter tal intimidade e nos sentirmos à vontade.

Um fato curioso é que pessoas com mais de 40 anos sentem menos cócegas do que os jovens, os bebês por exemplo.

E se você sabe que alguém vai lhe fazer cócegas, é possível ter autocontrole e não sentir nada. São mistérios do nosso cérebro, que não sabemos como funciona e porque acontece desta forma.

Para descontrair, vale brincar com algum parente, amigo e fazer cócegas com uma pena. Mas nada de excessos, pois deixa de ser prazeroso e passa a ser desconfortável.

Postar um comentário

*
*