Curiosidades Dicas

Você sabe como funciona o seu sistema digestivo?

Quando comemos, nem imaginamos com é que a comida fica dentro do nosso organismo. Pensamos que ela vai para o estômago e pronto. Tudo é resolvido por lá. Mas não é bem assim. A viagem dos alimentos pelo corpo humano é muito interessante e já começa pela boca! Assim que colocamos a comida na boca, o alimento é triturado pelos dentes com a ajuda da língua e da saliva. E cada dente tem uma função na hora de mastigar: Os dentes caninos servem para despedaçar; os molares servem para triturar e mastigar e os incisivos servem para cortar.

Depois que a gente mastiga bem direitinho, a comida vira uma massa chamada “bolo alimentar”. É nessa fase que engolimos. O “bolo alimentar” passa pelo esôfago e chega no estômago. Lá, o alimento fica por 3 a 4 horas. Esse é o tempo necessário para que os carboidratos, proteínas e gorduras sejam quebrados pelas enzimas do suco gástrico. Quando está suficientemente líquido, o bolo passa a se chamar “quimo” e vai para o intestino delgado, onde recebe fluídos do pâncreas e da vesícula biliar para finalizar a digestão. E em seguida é absorvido pela corrente sanguínea. Tudo o que não foi aproveitado na digestão, segue para outro tubo, o intestino grosso, onde se acumulam para serem expulsos para o exterior do corpo, através das fezes.

Ah! Não podemos deixar de dizer que o sistema digestivo transforma os alimentos que comemos em energia para o nosso corpo. Mais detalhes no link: http://youtu.be/EyT7_fNQWtE

Postar um comentário

*
*