Curiosidades

As maiores bibliotecas do mundo

Já imaginou um lugar onde estão guardados 32 milhões de livros? Esse lugar é real e fica nos Estados Unidos, mas precisamente em Washington. É a Biblioteca do Congresso, ou Library of Congress. O acervo não se limita aos 32 milhões de livros em 470 idiomas diferentes. O acervo total é de 155 milhões de exemplares, que ainda inclui 63 milhões de manuscritos, entre outros dados numéricos de áudio e mapas. A biblioteca ainda é considerada como a maior do mundo tanto em espaço, como também em itens já catalogados.

A segunda maior biblioteca do mundo fica na Inglaterra; A biblioteca britânica, a British Library, ao qual fica localizada em Euston Road, em Londres, conta com um acervo de nada mais do que 150 milhões de exemplares, e ainda tem com uma coleção de raridades com cadernos de anotações de Leonardo da Vinci e também manuscritos de Jane Austen e James Joyce, assim como também dos Beatles. A terceira maior é a biblioteca publica de Nova York, que fica localizada em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, e possui um acervo de aproximadamente 53.1 milhões de exemplares catalogados!

No Brasil, a maior biblioteca do país, que também é a maior da América Latina e a 8ª do mundo, é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Ela teve a sua coleção originada da Real Biblioteca de Lisboa, transferida para o Rio de Janeiro, em 1810, com a transplantação da corte portuguesa para o Brasil. Atualmente, o acervo da Biblioteca Nacional – que também engloba a Biblioteca Euclides da Cunha e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília – é composto de livros, monografias (dissertações e teses), periódicos, mapas, atlas, documentos manuscritos, gravuras (algumas matrizes), desenhos, fotografias, material efêmero (convites, cardápios, etc), partituras musicais, discos, fitas, CD-ROMs, etc, que remontam ao século XI (manuscritos) e XV (impressos).

Postar um comentário

*
*