Curiosidades

As mais antigas modalidades Olímpicas

Você já parou para pensar quais formam as primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos? Desde a sua criação, muitas competições existiram e foram eliminadas durante os séculos. Entre a 13ª e a 96ª Olimpíadas, realizadas respectivamente em 728 a.C e 396 a.C. os gregos introduziram 16 tipos de competições. Algumas são disputadas até hoje. Vamos conhecer?

A corrida é uma das mais antiga das modalidades. Na realidade, ela foi a única competição nas primeiras 13 Olimpíadas. Na época, ela era chamada de aulus ou dromo. Segundo pesquisadores, a corrida à pé era feita em um trecho reto de aproximadamente 182 metros. A pista atlética era de terra batida e tinha indicações de início e fim. As corridas tinham eliminatórias e o último corredor a resistir às provas era o vencedor. Outra bem antiga é a Synoris, que foi adotada na 93ª Olimpíada, em 408 a.C.. Essa era uma corrida com dois cavalos. Essa competição é uma das mais antigas, descrita em cerâmicas da antiguidade.

Na décima quarta Olimpíada, em 724 a.C., foi a vez da Dialos ser criada. Ela era uma prova onde o corredor tinha que dar duas voltas na pista, equivalente a 384,54 metros. Já na décima quinta Olimpíadas, 720 a.C., programou-se uma prova de resistência onde se percorria 24 vezes o estádio, somando 4.614,48 metros. Ela era chamada de Dólicos.

Já o Pentatlo, surgiu na décima-oitava Olimpíada, em 708 a.C. De acordo com pesquisadores, o pentatlo tinha cinco provas: disco, salto em distância, lançamento de dardo, corrida e luta livre. Disco é outra modalidade bem antiga. Os competidores tinham de dar cinco arremessos e o seu melhor lançamento era contado. Naquela época não se batiam muitos recordes nessa prova, a maior metragem relatada foi a de um atleta que arremessou o disco a uma distância de 30 metros. O Recorde de hoje é 67,5 m.

Outras modalidades bem antigas são: salto em distância, dardo, lutas (pugilismo e pancrácio, são algumas), tethrippon (corrida de carruagens), hopolitódromo (um tipo de corrida onde os competidores usavam capacete e uma espécie de armaduras nas pernas e carregavam um escudo circular) e por fim, apene e calpe. Apena era uma corrida de carroças com mulas e o calpe era corrida em burros.

Postar um comentário

*
*

Pin It on Pinterest