Curiosidades

Os Jogos Paralímpicos no Brasil

Se você gosta de esporte e está triste com o fim das Olimpíadas, já pode voltar a se animar. É que de 07 a 18 de setembro o Rio de Janeiro vai ser sede dos Jogos Paralímpicos. Duzentos e setenta e oito atletas brasileiros foram convocados para representar o Brasil. É a maior delegação do país em uma Paralimpíada. Pela primeira vez na história teremos representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos jogos.

Mas como surgiram os Jogos Paralímpicos? Os primeiros eventos competitivos voltados para pessoas com deficiência surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial – muito em função de inúmeros ex-combatentes terem perdido membros ou a audição enquanto lutavam.

Os primeiros jogos foram realizados em Stoke Mandeville, na Inglaterra, em 1948. Lá existia um hospital e o Centro Nacional de Lesionados Medulares, que foi criado pelo governo inglês com a ajuda do neurologista Ludwig Guttmann para tratar os soldados feridos na guerra. Nesse centro, os médicos adotaram o esporte como parte da reabilitação médica, o que não era uma prática muito comum naquela época.

Os Jogos de 1948 foram considerados um marco na história do esporte paralímpico e ficaram mundialmente conhecidos como os Jogos de Stoke Mandeville, que reuniram 16 atletas, todos veteranos de guerra.

A realização dos Jogos de Stoke Mandeville, “coincidiu” com os Jogos Olímpicos de Londres, deixando claro, desde o início, o desejo do médico Ludwig Guttmann da criação de uma Olimpíada para os portadores de deficiência. O sucesso do método implantado pelo neurologista com seus pacientes foi tão grande que, pouco a pouco, médicos do mundo inteiro passaram a usar o esporte também como uma nova forma de reabilitar seus pacientes.

Mas foi em 1960, com a realização dos Jogos Paralímpicos de Roma, que essa competição ganhou forma. Os Jogos Paralímpicos de Roma, chamados de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência, reuniram 400 atletas, de 23 países, porém, todos cadeirantes. A competição teve todo o apoio dos dirigentes mundiais e desde então, os Jogos Paralímpicos passaram a ser realizados nas mesmas cidades e nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out